Tendências do Mercado Imobiliário em 2024. Fique por dentro e se atualize

O ano de 2024 está cada vez mais próximo e novas tendências têm surgido, apontando para o que podemos esperar do mercado imobiliário no ano que vem. Espaços que moldam a experiência de viver são uma das marcas dos novos empreendimentos. Os profissionais do setor precisam estar atentos às tendências que moldarão os próximos anos.

O que vem por aí no mercado imobiliário

A preocupação com o meio ambiente e a busca por construções mais sustentáveis vão ganhar ainda mais força em 2024. Práticas e materiais eco-friendly serão prioridade em novos empreendimentos, com foco na eficiência energética, utilizando fontes renováveis de energia, como painéis solares e sistemas de captação de água da chuva.

Estima-se o aumento da popularidade do modelo de coliving e locações de curto prazo. Essas opções oferecem maior flexibilidade e atraem tanto estudantes quanto profissionais em busca de mobilidade. Assim como a demanda por espaços de coworking e ambientes flexíveis em empreendimentos residenciais e comerciais aumentará, com locais bem iluminados, isolamento acústico eficiente e conectividade de alta velocidade.

A mudança contínua na forma de negociação de imóveis, utilizando cada vez mais modelos eletrônicos, prossegue. As transações imobiliárias também farão uso crescente de pagamentos digitais e a adoção gradual de moedas virtuais. Uma inovação que pode tornar as transações mais rápidas e seguras.

Moradia inteligente

A tecnologia continuará a desempenhar um papel fundamental nos novos empreendimentos imobiliários. A automação residencial deve avançar, com sistemas de controle por voz, dispositivos IoT (Internet das Coisas) para gerenciamento de energia e segurança de ponta. Por isso, é necessário estar ciente das novidades e ficar sempre à frente, adaptando-se às mudanças e aproveitando as novas oportunidades que o mercado imobiliário oferece.